Projeto Care4mommies
Para informações acerca do projeto Care4mommies, por favor clique no seguinte vídeo:
O projeto Care4mommies (EXPL/PSI-GER/0259/2021) tem como objetivo principal perceber se as competências de compaixão (em relação ao eu e aos outros) e a flexibilidade psicológica das mães na gravidez funcionam como fatores protetores do desenvolvimento de uma relação positiva entre a mãe e o bebé no pós-parto. Adicionalmente, objetiva-se descobrir se esse efeito se mantém ao longo do tempo mesmo na presença de dificuldades na vinculação da mãe e do temperamento do bebé.
A amostra do estudo é composta por mulheres grávidas e será utilizado um design longitudinal com três momentos (i.e., tempo 0: sexto mês de gravidez; tempo 1: 3 meses do bebé; tempo 2: quando o bebé tiver 9 meses de idade).
Pretende-se responder a três questões de investigação:
-
Terá a compaixão e a flexibilidade psicológica das mães no período pré-natal um impacto na relação mãe-bebé no pós-parto?
-
Poderá esse impacto ter um papel protetor em relação a padrões de vinculação maternos menos adaptativos e ao temperamento difícil do bebé?
-
Terão estes fatores (vinculação materna, compaixão, flexibilidade psicológica das mães e temperamento do bebé) um impacto duradouro na qualidade da ligação mãe-bebé (i.e., do período pré-parto para o pós-parto até ao bebé ter nove meses)?